Mogi das Cruzes sedia até sábado (27/11) o “Torneio das Estrelas” – Desafio Internacional de Boxe. Uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Confederação Brasileira de Boxe, com organização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e Sesi Mogi das Cruzes.
A abertura do evento foi realizada nesta segunda-feira (22/11), no Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, com a presença dos campeões mundiais Éder Jofre (Bi campeão Mundial, em 1960 pela AMB e 1973 pelo CMB) e Miguel de Oliveira (Campeão Mundial eplo CMB em 1973) e do presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro Silva.
A competição recebe atletas da Argentina, do Chile e da Suécia. “Este intercâmbio é importante para os nossos atletas adquirirem experiência”, destaca Nilo Guimarães, Secretário de Esportes, lembrando ainda que Mogi das Cruzes sediará os Jogos Abertos do Interior em 2011. “Temos boxeadores mogianos participando do Torneio das Estrelas até como forma de proporcionar uma melhor preparação para os Abertos”, completa.
A competição reúne oitenta de atletas, dentre eles a Campeã Mundial Jéssica Pop da Argentina, o Campeão Mundial e Olímpico Juvenil David Lourenço e o Campeão Panamericano Adulto Myke Carvalho, ambos da equipe olímpica do Brasil.
Uma maratona de boxe, com as lutas sendo realizadas das 17 às 22 horas em um ringue montado no Ginásio Municipal de Esportes. O ingresso para acompanhar as lutas será a doação de um brinquedo, incentivando assim a Campanha Natal de Sorridos 2010, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade.
Também participaram da abertura do evento o Vereador Protássio Nogueira, e o Diretor do Sesi, Prof. Auclésio Ranieri.
Breve histórico do Boxe
O boxe ou pugilismo é uma arte marcial e esporte de combate que usa apenas os punhos, tanto para a defesa como para o ataque. A palavra deriva do inglês "to box", que significa "bater", ou "pugilismo" (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.
Denominado em seus primórdios também de “pugilato”, os seus lutadores usavam mãos envoltas em correias de couro e tinham os corpos inteiramente nus. Não existia regras, os vencedores dos confrontos ganhavam uma coroa de oliveira selvagem e grande prestigio em toda Grécia antiga.
Entretanto um nobre inglês, Marques de Queensbury, apaixonado pelo boxe, resolveu inserir regras tornando-o mais justo, equilibrado e menos violento. Esta é a razão do boxe ter a alcunha de "Nobre Arte".
O uso de luvas, divisão de pesos, limitação de rounds, foram criados e então o boxe passou a ser considerado pelo mundo ocidental como um verdadeiro esporte. A primeira luta legalizada de boxe profissional ocorreu em 7 de fevereiro de 1882, nos Estados Unidos.
Em 1896, data dos primeiros Jogos Olímpicos do mundo moderno, o boxe foi incluído (Boxe Amador).
No Brasil, surgiu o interesse pelo boxe em 1918, quando alguns marinheiros franceses fizeram algumas exibições em São Paulo.
_________________________________________________________________________________
Mais informações acompanhe flaviomaciel.blogspot.com.