segunda-feira, 19 de abril de 2010

XIV JORI 2010 - MOGI DAS CRUZES

Organizado pelo Fundo Social e Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com a Prefeitura, o Jori tem como objetivo promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas. A realização do evento permite também a troca de experiências com as demais gerações, a valorização e o estímulo à prática de atividade física como fator de promoção de saúde e bem-estar dos idosos.
O Jori reuniu em Mogi das Cruzes cerca de 3.500 atletas com mais de 60 anos de cidades do Litoral Sul e Norte, da Grande São Paulo e do Vale do Paraíba. Foram disputadas as modalidades atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco, vôlei adaptado, xadrez e tênis de mesa adaptado. A cerimônia de abertura dos Jori aconteceu na quinta-feira (08/04), às 16 horas, no Ginásio Municipal. Antes, às 14 horas, foi realizado um coquetel, no Cemforpe, com a presença de autoridades e da primeira dama do Estado, Deuzeni Goldman.
“É uma honra para a cidade receber os atletas destes municípios para fazer uma grande festa em Mogi das Cruzes. Estamos trabalhando muito para propiciar toda a estrutura necessária para a realização dos jogos e fazer uma grande edição dos Jori”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Prof. Nilo Guimarães.
Na estrutura montada para a competição, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, além do alojamento para os atletas, também ofereceu alimentação e transporte para as competições.
“A organização dos Jori é uma preparação da cidade para os Jogos Abertos de 2011. As comissões estão formadas para organizar a cidade, já que estes eventos não são feitos pela Prefeitura, mas sim por toda a cidade. Por isso, é importante a participação de toda a sociedade”, disse o prefeito Marco Bertaiolli.

domingo, 18 de abril de 2010

Clínica Esportiva de Verão - Jan/2010

A Clínica Esportiva de Verão foi desenvolvida com o objetivo de oferecer às crianças e adolescentes de 3 a 12 anos da cidade, de ambos os sexos, um espaço de esporte, lazer e recreação durante o período das férias de janeiro (de 7 a 24 de janeiro), com a orientação de profissionais qualificados (professores e monitores) e estrutura adequada, montada na praça de eventos do Mogi Shopping.
O projeto resgata valores de cidadania com as crianças e adolescentes, desenvolvendo valores referenciais que contribuem na formação de sua personalidade como a cooperação, iniciativa e sociabilização, tendo ainda como espelho a “determinação e superação” demonstrada pelas apresentações dos atletas paradesportivos.
Além disso, a clínica proporciona aos participantes, por meio da prática esportiva, a melhoria da qualidade de vida em aspectos físicos, mentais e sociais (biopsicossociais).
Objetivo Geral
Proporcionar a proximidade do esporte às crianças no período de férias, com isso incentivamos e estimulamos a educação e disciplina, divulgando ainda as possibilidades da prática esportiva gratuita em Mogi das Cruzes, que hoje conta com vários Centros Esportivos preparados para receber a comunidade.
Objetivos Específicos
Esportivo
Massificar as modalidades esportivas: futsal, voleibol, basquetebol, handebol, tênis de mesa, xadrez, dama, dominó, judô, taekwondo e karatê.
Recreativo
Proporcionar horas de pleno lazer, alegria e motivação.
Social
Por meio da participação do público infantil e juvenil haverá o desenvolvimento do trabalho para abranger:
• Conscientização da importância da formação do caráter da criança, por meio do espírito esportivo que estimula o de cooperação e equipe;
• Integração social entre as crianças por meio das regras esportivas;
• Oportunidade para a garotada vivenciar um grande evento esportivo, com experiências marcantes e positivas, que ficarão gravadas eternamente em sua vida;
• Fortalecimento da proposta de que o esporte é uma das grandes ferramentas de desenvolvimento humano;
• Promover a integração entre crianças, adolescentes e a população em geral, com os deficientes, através de exibições das modalidades paradesportivas como forma de combater a exclusão social.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mogi Paraolímpico

A Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com as demais Secretarias, juntamente com clubes esportivos, entidades assistencialistas, instituições educacionais, empresas, comércio e membros da comunidade, visam idealizar o Projeto Mogi Paraolímpico, a ser implantado em 2010, com um centro de treinamento e oito pólos. Faz parte das estratégias deste projeto um circuito de eventos paradesportivos na cidade de Mogi das Cruzes para visibilidade e informação à população, mostrando a importância da ferramenta paradesportiva, a fim de proporcionar às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a possibilidade da prática supervisionada de uma atividade física, promovendo assim a inclusão social.

Objetivo:

Melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência física, mental, auditiva, visual, múltipla, surdocegueira - ou com mobilidade reduzida, o Projeto Mogi Paraolímpico atuará como articulador de ações governamentais, intersecretariais e intersetoriais que atendam às necessidades desse segmento da população.
Eventos realizados pela SMEL até Dez/09
1. Basquete em Cadeira de Rodas;
. 30/mai a 12/jun – Fase final de treinamento da equipe adulta feminina no SESI Brás Cubas
. 19/jun a 04/jul – Primeira fase de treinamento da equipe adulta e fase final de treinamento da equipe sub23 masculino no SESI Brás Cubas e Ginásio Municipal de Esportes Prof. Hugo Ramos
. 15/ago a 22/ago – Fase final de treinamento da equipe adulta no Ginásio Municipal de Esportes e SESI Brás Cubas
. 19/set a 24/set – Campeonato Brasileiro – Divisão de Acesso no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Hugo Ramos
2. Voleibol para Sentados;
· Jun – 1ª. Participação da equipe mogiana no Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Paraolímpico (Classificada em 6º. Lugar no ranking nacional)
· 08/ago – 3ª Etapa do 7º Campeonato Paulista no Ginásio Municipal de Esportes
· 29/ago – Treinamento da equipe Smel Mogi das Cruzes/PPP no Ginásio de Esportes do Clube Vila Santista
· 04/set a 07/set – 7º Campeonato Brasileiro no Ginásio de Esportes do SESI de Suzano – Participação da equipe Smel Mogi das Cruzes/PPP
· 03/out – Treinamento da equipe Smel Mogi das Cruzes/PPP no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Hugo Ramos
· 09/out a 12/out – II Campeonato Brasileiro Série B no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Hugo Ramos
· 17/out – 4ª Etapa do Campeonato Paulista no Ginásio em Jacareí/SP (antigo Trianon)
· 24/out – Treinamento da equipe Smel Mogi das Cruzes/PPP no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Hugo Ramos
· 31/out – Treinamento da equipe Smel Mogi das Cruzes/PPP no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Hugo Ramos
· 21/nov – 5ª Etapa do VII Campeonato Paulista de Voleibol Paraolímpico em Barueri/SP – Participação e apoio a equipe Smel Mogi das Cruzes
· 28/nov – Treinamento da equipe Smel Mogi das Cruzes/PPP no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Hugo Ramos
3. Goal Ball;
· 29 e 30/ago – Campeonato Paulista no Sesi Brás Cubas – Participação de mais de 150 atletas
· 30/out a 02/nov – Campeonato Brasileiro de Goal Ball Série B em Pindamonhangaba/SP – Participação da equipe do Olhar Tátil
4. Natação e Atletismo;
· 17/mai – Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico – Participação da equipe Smel/FCNM no Ibirapuera/SP
· 01 a 12/jul – 53º Jogos Regionais em Arujá - Participação da equipe Smel/FCNM
· 05/out a 17/out – 73º Jogos Abertos de 2009 em São Caetano do Sul – Participação das equipes Smel/FCNM
5. Judô para Cegos e Deficientes Visuais;
· 23 e 24/mai – Grand Prix Brasil de Judô para Cegos e Deficientes Visuais – Participação da equipe Smel/ASMMC na ANDEF de Niterói/RJ
· 22/jul – Campeonato Mundial – Participação do atleta Mateus Rodrigues dos Santos da Smel/ASMMC representando o Brasil
· 09/nov – Campeonato em Brasília/DF – Participação do atleta Mateus Rodrigues dos Santos da Smel/ASMMC representando o Estado de São Paulo
· 20 a 22/nov – Grand Prix de Judô Paraolímpico na ANDEF – Niterói/RJ, a competição reuniu mais de 150 atletas de todo país e foi classificatória para o Mundial da Turquia, no primeiro semestre do próximo ano
6. Futebol para Amputados;
· 04/out – Amistoso no Mogi Soccer: Mogi x ADPG
7. Bocha Paraolímpica;
· 14/nov – Campeonato Paulista de Bocha Paraolímpica – Fase Final no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Hugo Ramos