terça-feira, 25 de maio de 2010

ENTRADA FRANCA - PARTICIPE


PROGRAMAÇÃO
28/05 - Sexta-feira
8h30 – Cerimônia de Abertura no SESI Brás Cubas
10h – Jogo de Abertura – SESI Brás Cubas
16h – Jogos (SESI Brás Cubas e Braz Cubas Soccer)

29/05 - Sábado
09h – Jogos (SESI Brás Cubas e Braz Cubas Soccer)
16h – Jogos (SESI Brás Cubas e Braz Cubas Soccer)

30/05 - Domingo
09h – 02 Jogos (Semi Finais) – Braz Cubas Soccer
15h – 01 Jogo (3° e 4°) – SESI Brás Cubas
16h – 01 Jogo (final) – SESI Brás Cubas
17h – Cerimônia de Premiação e Encerramento – SESI Brás Cubas
18h – Despedida das delegações

sexta-feira, 21 de maio de 2010

SEMINÁRIO MUNICIPAL DA ACESSIBILIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO 2010

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Câmara Municipal e o Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência realizaram nesta quinta-feira (20) o Seminário Municipal da Acessibilidade, Diversidade e Inclusão 2010, no Auditório “Vereador Tufi Elias Andery” na Câmara Municipal, que contou com a presença de especialistas na área que abordaram temas sobre ações práticas para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência.

Objetivo
Promover uma ação conjunta para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos assegurados por meio de uma efetiva articulação com as diversas pastas relacionadas ao tema, além das entidades ligadas à pessoa com deficiência e empresas privadas, garantindo, assim, que as oportunidades para este segmento sejam ampliadas e a diversidade respeitada.

Palestrantes
Flávio Gonzalez da AVAPE - Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais - “Empregabilidade”, Jairo Marques - “Pessoas com Deficiência” - Jornalista e Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de SP, Ivone Engelmann - “Terapia do Riso” - Graduada em Química, pós Graduada em Programação Neurolinguistica, professora há 28 anos e palestrante há 10, adotou em suas palestras a Terapia do Riso, e Mara Gabrilli - “Acessibilidade e Legislação“ - Psicóloga e publicitária, vereadora na cidade de São Paulo.

O evento contou com as presenças ilustres do Prefeito de Mogi das Cruzes Marco Aurélio Bertaiolli, o Presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes Mauro Araújo, o Secretário Marcos Belizário titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), A Secretaria Marines Piva da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMSA), do Prof. Nilo Martins Guimarães da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), a Coordenadora Valeriana da Silva Alves da COPEDE – Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, do Sr. Benedito de Melo Pedroso do CMAPPD – Conselho Municipal Para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência e da Vereadora Emília Rodrigues presidente da Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência, Idosos e Direitos Humanos.




quarta-feira, 19 de maio de 2010

APRESENTAÇÃO DA VI COPA DO BRASIL DE FUTEBOL PARA AMPUTADOS

Pela primeira vez na história, a Copa do Brasil de Futebol de Amputados será sediada em Mogi das Cruzes. O torneio é uma oportunidade para que os mogianos conheçam a modalidade paradesportiva praticada por atletas amputados de pernas e braços. O Brasil é tetracampeão mundial da categoria e faturou também a última edição da Copa América de 2009 sobre os argentinos. A competição vai reunir cerca de 120 atletas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Goiás e Paraná participarão do evento.
Mogi das Cruzes será representada pela equipe Smel Mogi das Cruzes/Só Vida. Formada em 2009, a equipe representa o esforço da cidade para se tornar um centro do esporte paraolímpico do País. O destaque da equipe é Rogério Rodrigues de Almeida, atleta mogiano que integra a seleção brasileira e foi artilheiro da última Copa América de 2009.
“Nossa meta é tornar Mogi um pólo do paradesporto. Este é o grande objetivo do prefeito Marco Bertaiolli. Por isso, já sediamos vários eventos na cidade, para aprender e entender a necessidade dos atletas com deficiência”, destaca o secretário municipal de Esportes e Lazer, Nilo Guimarães.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Desporto para Deficiente Físico (ABDF), Ademir da Cruz, elogiou o engajamento da Prefeitura. “Sabemos que trabalhar com o social não é fácil, mas aqui em Mogi sempre encontramos as portas abertas. É graças ao apoio da administração pública que estamos conseguindo realizar este evento”, destacou.
O destaque da equipe mogiana é o armador Rogerinho, presença constante nas últimas convocações da seleção brasileira da modalidade. “O futebol para amputados em Mogi começou em 2001, mas em 2004 muitos atletas migraram para outros esportes. Em outubro do ano passado, começamos a investir novamente na modalidade e graças ao apoio da Prefeitura e da Associação estamos montando um novo grupo, muito forte. Estamos resgatando jovens que sofreram amputação há pouco tempo. Começamos com três atletas e hoje já estamos com 14”, assinalou.
A abertura do torneio, que faz parte das comemorações dos 450 anos de Mogi das Cuzes, será realizada dia 28 de maio, às 8h30, no Ginásio de Esportes do Sesi, em Braz Cubas. A competição prossegue até o dia 30 de maio. A realização do evento é da Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos (ABDF) e da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A organização é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (COPEDE), com apoio do SESI Braz Cubas e Braz Cubas Soccer.
Também participaram do evento a secretária municipal de Assistência Social, Marinês Piva, o presidente da Associação Brasileira de Desporto para Deficiente, Mário Mello, a responsável pela coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Copede), Valeriana da Silva Alves, o coordenador do paradesporto da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Dirceu José Pinto, entre outros.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

VI COPA DO BRASIL DE FUTEBOL PARA AMPUTADOS


A VI Copa do Brasil de Futebol para Amputados em grama sintética é o maior evento realizado pela ABDF - Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos e nasceu da necessidade de realização de um torneio em 2010 da modalidade.
Com data marcada de 28 a 30 de maio em locais a definir, o principal objetivo da competição, além do título entre as equipes participantes, é selecionar os jogadores que farão parte da Seleção Brasileira, já que este é o primeiro torneio de futebol da modalidade no ano de 2010, preparando-os para os torneios internacionais.
É importante ressaltar que este campeonato mostra que o portador de deficiência também pode praticar esporte e ter uma vida normal e, ainda, divulgar o evento mostrando a importância que ele tem para todos os atletas desta modalidade.
Além de estimular o crescimento da modalidade, ascende com a possibilidade de descoberta de novos talentos para a Seleção Brasileira e o fortalecimento desta modalidade coletiva do paradesporto para reconhecimento pelo CPB – Comitê Paraolímpico Brasileiro.
A equipe de futebol para amputados de Mogi das Cruzes, formada em 2009, representa o esforço da cidade para se tornar um centro do esporte paraolímpico do País.
O atleta mogiano Rogério Rodrigues de Almeida, que integra a seleção brasileira da modalidade, é atacante e armador da equipe, mantida pelo Instituto Só Vida, com apoio da Prefeitura. Até alguns meses atrás ele defendia o time de Praia Grande (ADPG).
“O que nos permitiu repatriar o Rogério é que a Prefeitura passou a apoiar o time, oferecendo transporte e alimentação. Na medida do possível, vamos proporcionando o apoio possível para todas as modalidades esportivas. É claro que ainda não é o suficiente, mas é inegável que estamos avançando”, destaca o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.
Estarão em quadra aproximadamente 150 atletas e comissão técnica de 10 equipes de todo o Brasil.