quarta-feira, 19 de maio de 2010

APRESENTAÇÃO DA VI COPA DO BRASIL DE FUTEBOL PARA AMPUTADOS

Pela primeira vez na história, a Copa do Brasil de Futebol de Amputados será sediada em Mogi das Cruzes. O torneio é uma oportunidade para que os mogianos conheçam a modalidade paradesportiva praticada por atletas amputados de pernas e braços. O Brasil é tetracampeão mundial da categoria e faturou também a última edição da Copa América de 2009 sobre os argentinos. A competição vai reunir cerca de 120 atletas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Goiás e Paraná participarão do evento.
Mogi das Cruzes será representada pela equipe Smel Mogi das Cruzes/Só Vida. Formada em 2009, a equipe representa o esforço da cidade para se tornar um centro do esporte paraolímpico do País. O destaque da equipe é Rogério Rodrigues de Almeida, atleta mogiano que integra a seleção brasileira e foi artilheiro da última Copa América de 2009.
“Nossa meta é tornar Mogi um pólo do paradesporto. Este é o grande objetivo do prefeito Marco Bertaiolli. Por isso, já sediamos vários eventos na cidade, para aprender e entender a necessidade dos atletas com deficiência”, destaca o secretário municipal de Esportes e Lazer, Nilo Guimarães.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Desporto para Deficiente Físico (ABDF), Ademir da Cruz, elogiou o engajamento da Prefeitura. “Sabemos que trabalhar com o social não é fácil, mas aqui em Mogi sempre encontramos as portas abertas. É graças ao apoio da administração pública que estamos conseguindo realizar este evento”, destacou.
O destaque da equipe mogiana é o armador Rogerinho, presença constante nas últimas convocações da seleção brasileira da modalidade. “O futebol para amputados em Mogi começou em 2001, mas em 2004 muitos atletas migraram para outros esportes. Em outubro do ano passado, começamos a investir novamente na modalidade e graças ao apoio da Prefeitura e da Associação estamos montando um novo grupo, muito forte. Estamos resgatando jovens que sofreram amputação há pouco tempo. Começamos com três atletas e hoje já estamos com 14”, assinalou.
A abertura do torneio, que faz parte das comemorações dos 450 anos de Mogi das Cuzes, será realizada dia 28 de maio, às 8h30, no Ginásio de Esportes do Sesi, em Braz Cubas. A competição prossegue até o dia 30 de maio. A realização do evento é da Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos (ABDF) e da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A organização é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (COPEDE), com apoio do SESI Braz Cubas e Braz Cubas Soccer.
Também participaram do evento a secretária municipal de Assistência Social, Marinês Piva, o presidente da Associação Brasileira de Desporto para Deficiente, Mário Mello, a responsável pela coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Copede), Valeriana da Silva Alves, o coordenador do paradesporto da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Dirceu José Pinto, entre outros.

Nenhum comentário: