sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CAMPANHA PENSE ROSA

Campanha Pense Rosa, evento que marca mais um ano de mobilização pela conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

A campanha em si durará todo o mês de outubro (dia 1º ao dia 30), e durante esse período qualquer cidadão poderá conferir palestras orientativas em 34 unidades de saúde de Mogi das Cruzes. Conhecidas como Bate-Papo Rosa, elas acontecerão sempre às 16 horas em 19 unidades básicas de saúde (UBS), três unidades 24 horas, nove Postos de Saúde da Família (PSF), nas duas unidades do Pró-Mulher e também no programa Mãe Mogiana.

O ponto alto da campanha, contudo, será a Caminhada Rosa, marcada para o dia 1º de outubro (sábado), que partirá às 10 horas da Praça Coronel Benedito Almeida (Praça da Matriz) e terminará o percurso na praça Oswaldo Cruz, também na região central. O objetivo é reforçar ainda mais a importância dos cuidados com a saúde da mulher, que deve se prevenir periodicamente contra o câncer de mama a partir dos 35 anos.

Terminada a caminhada, será mantida na praça Oswaldo Cruz uma tenda, onde estarão funcionários e voluntários de diversas entidades que ajudam portadores de câncer da cidade e região, como o Cecan, a Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco, a ABC-CAT e GAPC. Estará lá também uma unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde, que fará gratuitamente mamografias e também o teste de papanicolau.

Profissionais da saúde alertam que pessoas sem qualquer histórico familiar devem começar a fazer mamografias a partir dos 40 anos. Já para quem possui casos na família, o ideal é iniciar a busca aos 35 anos de idade. Uma excelente maneira de detectar se há algo de errado, e que também é incentivada pela campanha Pense Rosa, é o autoexame.

PARTICIPE!!

http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/comunicacao/noticia.php?id=3575

Nenhum comentário: